Qual o tipo de anestesia e vias de acesso?
A forma como é feita a cirurgia, o tipo de anestesia utilizada e as vias de acesso, são algumas das questões frequentemente colocadas pelas pacientes.
Em relação ao tipo de anestesia, realizamos a mamoplastia de aumento com sedação e anestesia local. A anestesia local com sedação permite que a paciente durma durante o decorrer do procedimento cirúrgico não sentindo qualquer dor. Este tipo de anestesia permite uma rápida recuperação e menos complicações no período de pós-operatório imediato.
Em relação às vias de acesso para a colocação da prótese, podem ser utilizadas a via axilar, a via periareolar ou seja em baixo do mamilo e a via inframária isto é, no sulco da mama. No entanto, temos preferência pelas vias inframamária e periareolar.
Em relação à via periareolar, a principal vantagem é que a cicatriz fica praticamente invisível e disfarçada pois fica na zona de transição entre a aréola e o resto da mama. A cicatrização é em regra bastante boa. A desvantagem desta técnica, é que pode ter alguma implicação relativamente à sensibilidade do mamilo e também implica atravessar toda a mama o que faz com que exista uma cicatriz interna (dentro de toda a mama).
Em relação à abordagem inframamária, é uma das abordagens mais comuns e preferenciais pois é aquela que melhor preserva a função dos seios uma vez que os nervos e vasos sanguíneos permanecem intatos.
A cicatriz é mais visível e mais notória do que na via periareolar. No entanto, não é uma cicatriz visível no dia-a-dia por estar escondida no sulco mamário, ficando também muito bem disfarçada.