Posso fazer uma mamografia tendo próteses mamárias? - Mamoplastia de Aumento

Posso fazer uma mamografia tendo próteses mamárias?

mamoplastia de aumento

Uma das questões mais frequentes das mulheres que ponderam realizar uma mamoplastia de aumento ou que já tem próteses de silicone, é se podem ou não continuar a realizar a mamografia.
Sendo a mamografia um exame de diagnóstico para despiste de cancro da mama, pode e deve continuar a ser realizada mesmo após a colocação de próteses de silicone.

No entanto, é importante informar o técnico que realiza o exame que tem próteses mamárias pois isto vai permitir modificar os parâmetros necessários no aparelho de forma a ser aplicada menos pressão sob a mama e focar a visualização no tecido mamário. Desta forma, a pessoa que realiza o exame poder-se-á assegurar que é feito de forma adequada e de que não existem riscos para a integridade da prótese.

Se forem seguidas todas as recomendações técnicas para a realização deste exame a pacientes com próteses mamárias, não existe qualquer risco de rutura da prótese e a observação pode ser feita tal como em pacientes que não tenham próteses.

Se por alguma razão o médico considerar que a mamografia realizada a uma paciente com próteses não foi conclusiva para o diagnóstico, pode-se solicitar a realização de exames complementares tais como ecografia mamária ou ressonância magnética que vão permitir realizar os despistes necessários.

Estudos realizados indicam que mulheres com próteses mamárias são mais cuidadosas no que respeita à realização de exames de diagnóstico de cancro de mama. Este facto faz com que em algumas situações o diagnóstico de alguma alteração (cancro de mama, nódulos benignos ou anomalias na prótese mamária) seja mais precoce, permitindo uma rápida atuação.

Ligar agora
Marcações