Pode ocorrer alteração da sensibilidade mamária? - Mamoplastia de Aumento

Pode ocorrer alteração da sensibilidade mamária?

A mamoplastia de aumento é considerada uma intervenção cirúrgica bastante segura com um índice de complicações reduzido. No entanto, como em qualquer outra cirurgia, podem também ocorrer algumas complicações.

Uma das complicações que pode ocorrer após uma cirurgia de aumento mamário é a alteração da sensibilidade. As alterações da sensibilidade, nomeadamente a sensação de dormência, são na grande maioria dos casos transitórias e temporárias. Em alguns casos, pode demorar alguns meses para recuperar a sensibilidade na totalidade mas os casos de perda de sensibilidade permanente são raros.

O tamanho dos implantes mamários e o local de incisão são fatores determinantes para a preservação da sensibilidade mamária. Um implante de maior dimensão exige que seja criada uma bolsa maior no tecido mamário para receber o implante, podendo prejudicar as fibras nervosas que suprem a pele e comprometer a sensibilidade devido ao possível trauma de alguns nervos adjacentes durante a cirurgia.

No período de tempo logo após a mamoplastia de aumento é normal que ocorram alterações da sensibilidade, podendo existir tanto uma perda (hipoestesia) como um aumento da mesma (hiperestesia) em toda a zona mamária intervencionada.

Nos primeiros meses após a cirurgia de aumento mamário, é comum que as pacientes sintam uma sensação de peso ou de aperto na região mamária assim como alguma perda ou aumento de sensibilidade em algumas zonas da pele e do mamilo. No entanto, estas alterações são geralmente transitórias e à medida que o edema pós-operatório diminui, o corpo adapta-se às próteses e a sensibilidade vai sendo recuperada. O tempo necessário para a recuperação da sensibilidade mamária pode variar de mulher para mulher não sendo possível indicar o tempo com exatidão.

Um dos objetivos do cirurgião plástico ao realizar uma mamoplastia de aumento, é preservar a sensibilidade mamária da mulher. Como tal, aquando da intervenção cirúrgica, o cirurgião tem sempre o cuidado de não comprometer qualquer nervo adjacente, de modo a que não seja comprometida a sensibilidade. Apenas numa baixa percentagem dos casos, a perda de sensibilidade pode ser permanente ou demorar um período de tempo mais prolongado para recuperar mas na grande maioria dos casos, a sensibilidade é restabelecida até 6 meses após a cirurgia.

De forma a evitar esta complicação pós-operatória, todas as pacientes que realizam uma mamoplastia de aumento devem estar consciencializadas que o seu envolvimento nos cuidados pré e pós-operatórios são indispensáveis para a prevenção de futuras complicações.

Para marcar a sua consulta de mamoplastia de aumento, preencha o seguinte formulário que será contactada com brevidade.

Ligar agora
Marcações