Mamoplastia de Redução – Promove saúde e bem-estar - Mamoplastia de Aumento

Mamoplastia de Redução – Promove saúde e bem-estar

mamoplastia de aumento

A grande maioria das mulheres procura cirurgias de aumento mamário, dado que aumentar o volume dos seios vai contribuir para uma melhoria da sua autoestima. Contudo, não é esse o desejo de todas as mulheres pois existem aquelas que sonham em diminuir o seu volume mamário.

A mamoplastia de redução é a cirurgia indicada para as mulheres que possuem um grande volume mamário e que pode até colocar em causa a sua saúde e bem-estar. É um procedimento de cirurgia estética cujo objetivo é diminuir o tamanho dos seios. A redução mamária é conseguida através da extração do excesso de pele, gordura e glândula mamária.  

Esta cirurgia não engloba só questões relacionadas com a estética mas também com a saúde da paciente uma vez que um grande volume mamário provoca na maioria das vezes dores nas costas e nos ombros bem como complicações na coluna provocadas pelo excesso de peso na região frontal do corpo. Irritações cutâneas nos ombros devido à pressão das alças do soutien bem como irritações na região do sulco mamário são problemas comuns associados ao excesso de volume mamário. Uma mulher com um grande volume mamário tem na maioria das vezes os seios descaídos pelo que para além da diminuição do volume mamário poderá necessitar também de um lifting mamário.

Muitas mulheres com grande volume mamário acabam por desenvolver determinados complexos, de tal forma que não usam alguns tipos de roupa com receio que possam evidenciar ainda mais o tamanho dos seus seios. Se o excessivo volume mamário for fator de desconforto físico e até mesmo psicológico, a mamoplastia de redução é sem dúvida a solução para este problema.  

Cirurgia visa criar harmonia corporal

A mamoplastia de redução tem como finalidade diminuir o volume mamário, de modo a que os seios fiquem com o tamanho, a forma e o posicionamento adequado de acordo com as características físicas da paciente.

O cirurgião simula em conjunto com a paciente o resultado que esta gostaria de obter e com base nessa informação, vai verificar qual a técnica que melhor se adequa ao caso da paciente em particular, de forma assegurar a harmonia e equilíbrio corporal pretendido.

  1. Informações técnicas

Na maioria das cirurgias a anestesia utilizada é a local com sedação e a paciente recebe alta no mesmo dia. A cirurgia tem uma duração aproximada de duas a três horas.

A cicatriz mais comum na mamoplastia de redução é o “T invertido”, uma vez que proporciona o levantamento e a redução das mamas excessivamente grandes. À medida que o processo de recuperação vai avançando e desde que a paciente siga corretamente todas as instruções do pós-operatório, o processo de cicatrização realiza-se com sucesso o que faz com que as cicatrizes fiquem muito pouco percetíveis.

A extensão da cicatriz vai depender do estado original dos seios. No entanto, o cirurgião visa deixar o mínimo de sinais possível.

É extremamente importante que a paciente siga todas as recomendações no pós-operatório para obter bons resultados e não prejudicar a recuperação.

  1. Cuidados pós-operatórios
  • Manter um repouso relativo nos primeiros 8 dias;
  • Seguir rigorosamente as indicações médicas;
  • Evitar movimentos com os braços em excesso, levantamento de objetos pesados, principalmente nos primeiros 10 a 15 dias. Isto é muito importante para uma boa cicatrização;
  • Usar o soutien cirúrgico continuamente (dia e noite) por um período de 30 dias;
  • A troca dos curativos é feita a cada 48 horas, com intervalos maiores ao longo do tempo;
  • Deve evitar molhar o penso;
  • Deve seguir uma alimentação normal (salvo raros casos que receberão orientação médica);
  • Deve voltar ao consultório para controlo pós-operatório nos primeiros dias em horários estipulados;
  • Os pontos são retirados ao fim de duas semanas aproximadamente. A data é combinada antecipadamente com o médico;
  • Após a retirada do penso, deve massajar as cicatrizes com o creme prescrito pelo médico, o que vai ser essencial para uma boa cicatrização;
  • Não deve conduzir por um período e 3 semanas;
  • A exposição ao sol deve ser feita gradualmente após 30 dias.

São ainda recomendadas sessões de drenagem linfática, uma vez que favorece uma recuperação mais rápida.

Esta cirurgia promove não só a recuperação da harmonia corporal, mas também da saúde e bem-estar das pacientes, fatores estes que vão favorecer o aumento da confiança e autoestima destas mulheres.

Ligar agora
Marcações