O que é o edema pós-operatório? - Mamoplastia de Aumento

O que é o edema pós-operatório?

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia de baixa complexidade, sendo o período pós-operatório habitualmente bem tolerado. No entanto, poderá ocorrer algum edema que é normal no período pós-cirúrgico de qualquer intervenção.

Após a cirurgia de aumento mamário, o organismo inicia o processo de regeneração, durante o qual, a região mamária irá necessitar de mais nutrientes e oxigénio, ocorrendo um aumento da circulação que resulta num edema (inchaço). Durante este período, que poderá ter a duração de algumas semanas, é normal que as pacientes possam ter uma sensação de peso ou aperto na região mamária. No entanto esta é uma situação transitória, que irá melhorar com o decorrer dos dias.

De forma a reduzir mais rapidamente o edema pós-operatório, é essencial que a paciente siga todas as recomendações dadas pela equipa médica, tais como o uso do soutien cirúrgico e da banda compressiva. O uso dos mesmos vão ajudar a reduzir de forma eficaz o edema pós-operatório e evitar possíveis complicações.

As sessões de drenagem linfática após a mamoplastia de aumento, são igualmente importantes e essenciais, pois ajudam o organismo a eliminar o excesso de líquidos, diminuindo assim o edema e prevenindo o aparecimento de fibroses.

A evolução das cirurgias tem permitido que o processo de recuperação das mesmas se tenha tornado muito mais simples e muito menos doloroso. Tal facto faz com que muitas pacientes, por se sentirem melhor do que aquilo que estariam à espera, arrisquem e ignorem os cuidados que lhes são recomendados após o aumento mamário.

Este é um erro que não deve cometer, deve sim consciencializar-se que apesar de se sentir melhor do que o esperado, o seu corpo passou por alterações recentes e ainda leva tempo a adaptar-se. Antes de tomar qualquer inciativa deve consultar o cirurgião plástico de modo a que este lhe indique quando deve ou não retomar as suas actividades normais.

Ao seguir todas as recomendações que lhe são fornecidas pelo cirurgião plástico, terá um pós-operatório mais tranquilo e o risco de complicações será menor.

Para marcar a sua consulta de mamoplastia de aumento, preencha o seguinte formulário que será contactada com brevidade.

Ligar agora
Marcações