Mamoplastia de Aumento - O que devo fazer para ter uma cicatriz discreta? - Mamoplastia de Aumento

Mamoplastia de Aumento – O que devo fazer para ter uma cicatriz discreta?

mamoplastia de aumento

Uma das principais preocupações das mulheres que ponderam realizar uma mamoplastia de aumento é a cicatriz. Tanto o aumento mamário como qualquer outra cirurgia está associada a uma cicatriz. No entanto, a cicatriz pode ser maior ou menor, mais ou menos percetível consoante os casos.

Existem vários fatores que podem influenciar a cicatriz de uma mamoplastia de aumento. A localização e ou/tamanho da cicatriz está relacionada com a via de acesso para a colocação do implante. Caso a mamoplastia seja conjugada com uma mastopexia (levantamento mamário), poderá estar indicada uma cicatriz em T e não apenas no sulco mamário. As características genéticas da paciente estão estreitamente ligadas ao processo de cicatrização podendo as cicatrizes ficar mais ou menos percetíveis. No entanto, se forem respeitadas todas as recomendações relativamente aos cuidados pós-operatórios poderá obter melhores resultados e uma cicatriz mais discreta.

As vias de acesso mais utilizadas na mamoplastia de aumento são a via inframamária (através do sulco mamário) e a periareolar (através da aréola). A via periareolar tem a vantagem da cicatriz ficar praticamente invisível uma vez que fica na transição da aréola para o resto da mama. No entanto, é mais comum a perda de sensibilidade quando utilizada esta técnica embora as alterações de sensibilidade sejam transitórias na maior parte das vezes.

Relativamente à via inframamária, a cicatriz é maior do que a cicatriz areolar. No entanto, como fica escondida no sulco mamário, acaba por ser muito discreta ficando praticamente impercetível.

Contudo, para além das técnicas utilizadas, a genética é um fator preponderante no resultado final da cicatriz. Para além da genética, é da responsabilidade da paciente seguir todas as recomendações pós-operatórias tais como evitar molhar a cicatriz nos primeiros dias e mudar o penso nos dias estipulados. Após a retirada dos pontos é aconselhada a aplicação do creme cicatrizante que ajudar o processo de cicatrização, assim como a possível utilização de pensos de silicone.

Ligar agora
Marcações