A Mama Tuberosa e a Mamoplastia de Aumento - Mamoplastia de Aumento

A Mama Tuberosa e a Mamoplastia de Aumento

mamoplastia de aumento

A mama tuberosa é uma malformação da mama que se caracteriza pelo desenvolvimento de um tecido fibroso em forma de anel na base da mama impedindo o seu crescimento normal. Assim, com a presença deste tecido fibroso, o crescimento mamário ocorre apenas em direção da aréola fazendo com que as mamas fiquem em forma cilíndrica ou tubular. Esta malformação congénita atinge um elevado número de mulheres em todo o mundo tornando-se mais notória na puberdade.

A mama tuberosa está muitas vezes associada a um aumento da aréola e posicionamento abaixo do sulco infra mamário. O tecido que cobre a glândula mamária apresenta uma rigidez excessiva o que impede a expansão adequada da glândula mamária.  À medida que a glândula mamária vai crescendo, fica presa na pele e acaba por não se expandir, tendo tendência a projetar-se pela via em que a pele é mais fina ou seja, pela pele dos mamilos, adquirindo assim um formato tubular. A anomalia pode ser unilateral ou bilateral com graus diferentes em cada mama.

Independentemente da gravidade de cada caso, este tipo de malformação tem tratamento e pode ser facilmente corrigida. O tratamento desta malformação consiste numa cirurgia de correção que tem como objetivo reduzir o diâmetro da aréola e remodelar o tecido glandular. Adicionalmente, são colocados próteses de silicone que que irão atribuir um maior volume à mama conseguindo um aspeto mais harmonioso e natural. Através da colocação de próteses mamárias, é possível dar um maior volume ao polo inferior da mama corrigindo assim, o aspeto causado pela atrofia existente nesta zona.

A avaliação por parte do cirurgião é essencial para definir qual a técnica cirúrgica mais adequada para corrigir uma mama tuberosa. É de extrema importância que este tipo de intervenção seja realizada por um cirurgião plástico com experiência neste tipo de malformação, uma vez que requer técnicas cirúrgicas diferentes das que habitualmente são utilizadas na realização de um aumento mamário comum. Esta malformação mamária pode causar alterações graves a nível estético provocando desconforto ou mesmo problemas de autoestima em algumas mulheres em especial durante a adolescência. Assim, o aumento mamário permite alcançar excelentes resultados ao nível da harmonia corporal melhorando significativamente a qualidade de vida e autoestima da mulher.

Ligar agora
Marcações