Implantes Mamários - Soro ou Silicone? - Mamoplastia de Aumento

Implantes Mamários – Soro ou Silicone?

mamoplastia de aumento

As mulheres que ponderam realizar uma mamoplastia de aumento, têm frequentemente uma preocupação que se prende com o tipo de implantes mamários que são utilizados nomeadamente com o tipo de material e respetiva segurança.

Em relação ao tipo de implantes mamários disponíveis, existem dois grandes grupos e estes diferem no tipo de enchimento: os de gel de silicone e os de solução salina esterilizada (soro).

Atualmente os implantes de gel de silicone constituem cerca de 90% do total dos implantes. São uma evolução das antigas próteses de silicone líquido e a sua principal vantagem está no fato de não existir migração do conteúdo para outros tecidos em caso de rutura.

Os implantes de gel de silicone são os que mais se assemelham ao peito natural por terem uma consistência mais parecida com os tecidos mamários e gordura humana, o que substitui com larga margem todos os outros materiais.

Os implantes de gel de silicone estão aprovados pela FDA e a possibilidade de rotura é muito baixa. A taxa de rotura de implantes de gel de silicone ronda os 0,5% por ano.

Existem ainda os implantes de solução salina esterilizada (soro) que são os mais económicos e podem ser preenchidos na sala de cirurgia até ao volume pretendido, dado que contem uma válvula para esse efeito. Estes implantes mamários tem uma consistência mais dura e apesar de também terem sido alvo de evolução e aperfeiçoamento, com o passar do tempo podem perder cera de 5% do conteúdo (soro), o que poderá dar origem a pequenas assimetrias.

Os implantes de solução salina tem uma possibilidade de rotura superior à dos implantes de gel de silicone estando a taxa de rotura na ordem de 1% por ano. É por isso recomendável uma monitorização cuidada.

A escolha do tipo de próteses para a sua mamoplastia de aumento deverá ser feita em conjunto com o cirurgião que facilmente identificará qual o tipo de implante que melhor se adequa ao seu caso particular para a obtenção dos resultados pretendidos. Independentemente do tipo de implante utilizado, é essencial realizar escolhas que salvaguardem a saúde da paciente.   

Atualmente, os implantes preenchidos com gel de silicone coesivo são os mais seguros e mais utilizados nas cirurgias de aumento mamário. Para além de serem mais resistentes, não se dará migração do conteúdo para outros tecidos em caso de rutura.

Para marcar a sua consulta de mamoplastia de aumento, preencha o seguinte formulário que será contactada com brevidade.

Ligar agora
Marcações