O que é a contratura Capsular? - Mamoplastia de Aumento

O que é a contratura Capsular?

Quando é colocado um implante, como meio de defesa a um corpo estranho, o organismo desenvolve uma membrana ou tecido de cicatrização à volta do implante o que é um processo natural. No entanto, existem casos em que com o passar do tempo, o organismo desenvolve uma camada de tecido de cicatrização anormal, tornando-se mais espessa. Esta camada pode assim exercer pressão e deformar o implante, podendo causar dor e rigidez na mama. A este processo vulgarmente denominado por rejeição do implante, dá-se o nome de contratura capsular. No entanto, apesar do implante estar deformado, não significa que o mesmo esteja danificado.

A contratura capsular tem quatro graus de gravidade e o seu diagnóstico é realizado através de observação e apalpação. Poderá ser necessário realizar exames complementares para ajudar a confirmar o diagnóstico.

Neste vídeo, poderão visualizar o processo de remoção da cápsula (tecido de cicatrização à volta do implante). Esta cápsula estava a causar a deformação do implante mas após a remoção da cápsula, é possível constatar que o implante está absolutamente íntegro na sua forma original. Em caso de contratura capsular, o ideal é remover a cápsula e substituir por um novo implante.

Ligar agora
Marcações