Que implantes são utilizados? - Mamoplastia de Aumento

Que implantes são utilizados?

O tipo de implante a ser utilizado é também uma das questões mais frequentes colocadas pelas pacientes. A escolha do tipo de prótese está relacionado com o resultado final desejado e varia de acordo às características de cada mulher nomeadamente das dimensões do tórax, tamanho e tipo de mama. As próteses diferem no tamanho, na forma e no tipo de revestimento.

As próteses são constituídas pela parte mais externa (envelope externo) e pela parte mais interna (gel de silicone). Ambas as partes são feitas de silicone mas o tipo de silicone é diferente. O gel que compõe as próteses de silicone é altamente coesivo e mesmo que ocorra uma rutura à superfície da prótese, o gel permanece no interior da cápsula, não existindo migração do fluído para a parte exterior da cápsula. Esta é uma das características mais importantes na evolução das próteses mamárias. No entanto, a probabilidade de existir uma rotura de prótese é extremamente baixa.

Relativamente ao formato, as próteses podem ser redondas ou anatómicas (forma de gota/lágrima). As próteses redondas oferecem um maior volume na parte superior da mama e as próteses anatómicas são ideias para quem procura um resultado mais natural já que o formato da prótese é mais parecido ao formato natural da mama. 

Quanto ao tipo de revestimento, utilizamos próteses de poliuretano ou com revestimento micro texturizado. Os implantes com revestimento micro texturizado são caracterizados pela existência de uma ligeira rugosidade que permite que durante o processo de cicatrização o organismo reconheça estas rugosidades e as integre no organismo, minimizando substancialmente a probabilidade de rejeição da prótese ou seja, a contratura capsular. As próteses de poliuretano tem sido utilizadas desde a década de 60 e embora não seja a técnica mais recente, é ainda considerada a mais avançada. Existem inúmeras publicações científicas relacionadas com os benefícios da utilização deste tipo de implantes nomeadamente a aparência natural e baixo risco de contratura capsular bem como de rotação ou deslocamento do implante.

As marcas de próteses que utilizamos são a Silimed e a Allargan. Ambas as marcas estão aprovadas pela FDA, traduzindo-se numa elevada segurança para as doentes. A vantagem de trabalharmos com estas marcas está relacionado com o facto de oferecerem uma grande diversidade de implantes, permitindo-nos que possamos escolher implantes adequados para cada tipo de mulher. Temos também a possibilidade de utilizar “sizers” ou seja, uma espécie de moldes que podemos colocar nas doentes durante a cirurgia antes da colocação da prótese.

Ligar agora
Marcações