Quais os riscos e complicações? - Mamoplastia de Aumento

Quais os riscos e complicações?

Antes de se submeter a uma mamoplastia de aumento, é muito importante que a paciente e a cirurgiã discutam os possíveis riscos e complicações. Nenhuma cirurgia é isenta de riscos pelo que falar com a cirurgiã sobre estes aspeto ajudará a paciente a estar informada e a sentir-se tranquilizada.

Uma das complicações mais frequentes associadas a esta cirurgia é a contratura capsular ou a rejeição do implante.

De forma a evitar ou a minimizar que ocorra a contratura capsular é fundamental utilizar implantes de excelente qualidade. É importante que se certifique que os implantes que vão ser utilizado sejam de facto de elevada qualidade como é o caso dos implantes da Silimed e Allergan.

Uma das outras complicações possíveis de ocorrer é o hematoma. Este ocorre geralmente nas primeiras 48h pós-operatório. Consoante a gravidade do hematoma, poderá ser necessário fazer uma drenagem do mesmo. Em alguns casos o hematoma é absorvido pelo próprio organismo desaparecendo de forma natural.

É fundamental no período pós-operatório, utilizar material de compressão neste caso um soutien e uma banda para diminuir o risco de complicações bem como o edema pós-operatório.

Uma outra situação que pode ocorrer após a mamoplastia de aumento mas que raramente acontece, é a infeção. Em caso de infeção, é fundamental seguir todas as indicações pós-operatórias nomeadamente a toma dos medicamentos de acordo com o horário previamente prescrito.

Alterações da sensibilidade da pele e dos mamilos, são outras das complicações que podem ocorrer na cirurgia. Quanto menor for o edema e o estiramento da pele e dos tecidos, menor será a probabilidade de existir alteração da sensibilidade de forma irreversível. Alterações transitórias da sensibilidade são normais e bastante frequentes mas tendem a recuperar à medida que diminui o edema pós-operatório.  

Outra complicação que também pode suceder é o rippling. O rippling são pequenas ondas que se sentem na face interna dos implantes. Isto acontece devido a uma cobertura insuficiente por parte do organismo sobre o implante. Ao fim de algum tempo, estas pequenas ondulações que existem nos implantes podem tornar-se visíveis.

Felizmente a mamoplastia de aumento é uma intervenção extremamente segura desde que realizada por um profissional devidamente habilitado e numa unidade cirúrgica acreditada para o efeito.

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia que tem um índice de satisfação muito elevado com um grande aumento na autoestima nas mulheres que a realizam.

Ligar agora
Marcações