Cirurgia passo a passo - Mamoplastia de Aumento

Cirurgia passo a passo

Fazer uma mamoplastia de aumento é uma decisão importante na vida de uma mulher e como tal, é de extrema importância estar bem informada sobre todos os aspetos em torno desta cirurgia, desde a sua preparação ao pós-operatório.

Passo 1

Após a consulta com a anestesista e marcação da paciente, a mesma é levada ao bloco operatório.

Passo2

Já no bloco operatório, a paciente é deitada confortavelmente na marquesa e coberta por uma manta térmica que lhe vai proporcionar um melhor conforto.

Passo 3

Antes de entrarem no bloco operatório, as cirurgiãs e a sua restante equipa procedem a uma rigorosa desinfeção das mãos de acordo com os protocolos de assepsia. Vestem as batas e calçam as luvas esterilizadas e a mesa dos instrumentos é preparada para a cirurgia.

Passo 4

Seguidamente, a área a ser intervencionada é preparada de forma estéril, começando por desinfetar o tórax da paciente. Nesta fase, a doente já está sedada, isto é está a dormir, sem consciência do que se passa à sua volta. Posteriormente, são colocados os campos esterilizados. Desta forma, toda a zona de trabalho está completamente isolada por um ambiente estéril.

Passo 5

Seguidamente é injetado um anestésico local em zonas estratégicas de forma a que não haja qualquer dor, nem durante nem após a cirurgia. Como a paciente já está sedada nesta fase, não sente nenhuma destas picadas de agulha.

Passo 6

Após a infiltração do anestésico é feita a incisão. A incisão da mamoplastia de aumento é escolhida de acordo com a preferência da paciente, podendo ser periareolar ou inframamária. Neste vídeo, é possível ver imagens dos dois tipos de incisão.

Passo 7

Seguidamente, é realizado o descolamento da bolsa onde vai ficar colocado o implante e experimentam-se os sizers (amostras em tudo semelhantes aos verdadeiros implantes mamários), correspondentes aos tamanhos discutidos em consulta e simulados no VECTRA.

Este passo permite experimentar diferentes opções e ter a certeza que o resultado final vai corresponder ao desejado pela paciente.

Depois de colocar o sizer, a marquesa é colocada na posição sentada para que o tronco fique na posição vertical. Sem este passo será muito difícil prever o resultado final pretendido – é na vertical que as mulheres avaliam e definem o que pretendem.

Passo 8

Em seguida é então colocado o implante definitivo que é previamente banhado em 3 antibióticos diferentes e a zona de inserção é novamente desinfetada, de forma a prevenir infeções.

Passo 9

Depois de serem colocados os implantes e os drenos, a marquesa é novamente colocada na posição vertical (sentada) de forma a poder verificar novamente os resultados e realizar os últimos ajustes. A paciente está sedada durante todo o procedimento e não tem noção destes passos.

Passo 10

Por fim é realizada a sutura. Para tal, é apenas utilizado material de sutura reabsorvível, de forma a não deixar marcas adicionais e tentar que a sutura fique o mais discreta possível.

É feito o penso e são colocados os drenos. Os drenos utilizados são extremamente finos e completamente indolores quando retirados. Regra geral, são removidos antes de as pacientes irem para casa.

Depois de terminada a cirurgia, as pacientes são transferidas para o recobro, onde é colocado um soutien e uma banda compressiva. Em algumas horas e depois de se alimentarem, podem ir para casa, desde que devidamente acompanhadas e que estejam num raio de 60km da clínica caso contrário permanecem na clinica acompanhadas por elementos da equipa.

Antes de a paciente ter alta e apesar da mesma já ter em sua posse toda a documentação em papel, fornecida anteriormente em consulta, são reforçados todos os cuidados pós-operatórios e dadas as indicações referentes a drenagens, consultas e pensos e relembrados os nossos contactos. São dados os contactos de toda a equipa às pacientes para que possam contactar a qualquer hora em caso de necessidade.

Apesar das inúmeras cirurgias de mamoplastia de aumento realizadas diariamente, fazemos questão que todas as nossas pacientes sejam tratadas com a mesma atenção e carinho, cumprindo sempre os nossos elevados padrões de qualidade.

Ligar agora
Marcações