Sou fumadora. Posso realizar uma mamoplastia de aumento? - Mamoplastia de Aumento

Sou fumadora. Posso realizar uma mamoplastia de aumento?

Mamoplatia de Aumento

Sabia que o cigarro é um dos principais causadores de doenças e que quando está associado a procedimentos cirúrgicos as suas toxinas podem causar problemas graves para a paciente, colocando em risco a sua saúde?

Fumar durante o processo da cirurgia, quer seja no período pré-operatório, quer pós- operatório, pode despoletar complicações diversas, como problemas de circulação sanguínea e de cicatrização.

É importante que a paciente fumadora que pretende realizar uma mamoplastia de aumento, conheça os riscos que se possam desencadear. O facto de fumar pode gerar complicações pós-operatórias tais como:

  • Riscos de infeção;
  • Cicatrizes avermelhadas e salientes, hipertróficas e queloides;
  • Cicatrização lenta;
  • Recuperação lenta de possíveis hematomas;
  • Problemas com a anestesia, devido ao aumento da secreção pulmonar;
  • Abertura dos pontos provocada pela tosse;
  • Má oxigenação dos tecidos.

Apesar das inúmeras toxinas contidas no tabaco, estas complicações podem ocorrer, uma vez que a nicotina produz a vasoconstrição, que é o fecho dos pequenos vasos sanguíneos. Com a diminuição da circulação do sangue nos tecidos, estes podem morrer, ocorrendo necrose. A necrose, que se caracteriza pela morte dos tecidos devido a ausência de sangue, afecta negativamente o processo de cicatrização. Assim como a inalação de fumo prejudica as células responsáveis pela produção de colagénio, os fibroblastos, aumentando assim o risco de desenvolver cicatrizes hipertróficas e de queloides. Todos os tecidos que recebem sangue insuficiente e consequentemente pouco oxigénio, ficam mais propensos a desenvolver infecções.

As pacientes que sejam fumadoras, podem realizar uma mamoplastia de aumento, no entanto, é importante conhecerem os problemas que lhes estão inerentes. Deste modo, deverá programar a cirurgia com antecedência e suspender o consumo de tabaco por um período de pelo menos um mês anterior à cirurgia, de modo a conseguir uma boa cicatrização.

Para marcar a sua consulta de mamoplastia de aumento, preencha o seguinte formulário que será contactada com brevidade.

Ligar agora
Marcações